JUSTIFICATIVA: Trabalhar as partes do corpo, os sentidos e a higiene pessoal são fundamentais para o conhecimento de nós mesmos. Para a realização deste projeto é importante que se desenvolva atividades envolvendo a motricidade, a lateralidade, as expressões e a criatividade, explorando atividades que desenvolvam, também, a coordenação motora fina, através de pintura, recorte, colagem desenho, etc.
OBJETIVO: Desenvolver as diferentes funções do corpo humano e seus cuidados estimulando através de atividades físicas e motoras a atenção, percepção, a linguagem oral e a escrita, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
•Exercícios corporais como: imitação, atividades de motricidade, espelho, percursos, caminhada, pular em um pé só, andar e/ou corrida, virar cambalhota, jogo do morto vivo e estátua.
•Rodinhas com músicas sobre corpo humano.
•Conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele.
•Indagar sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?), etc.
•Utilizar o espelho para a importância da percepção do seu EU.
•Medir o tamanho, peso e tamanho dos pés da turma e expor o resultado na sala.
•Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em folha de papel Kraft (as crianças ajudarão a enfeitar o coleguinha com olhos, nariz, boca, etc).
•Histórias.
•Cada criança pode fazer um desenho de si mesma.
•Fazer vários pezinhos para que as crianças “pisem” no caminho feito pela professora com o objetivo de aprimorarem a coordenação motora e o equilíbrio.
•Desenhar o contorno das mãozinhas.
•Historinhas com dedoches (cujo objetivo é melhorar a articulação das mãos e dedos para as atividades com lápis, tesouras, amassar papéis,etc).
•Confecção de gráficos para altura, peso e tamanho dos pés.
•Confecção de boneco de jornal, tecido ou outros materiais.
•Palavras em inglês HAND (mãos), FOOT (pés).
AVALIAÇÃO: Será satisfatório se os educandos envolverem-se nas atividades e demonstrarem a compreensão do conteúdo proposto. Lembrando que a avaliação servirá como reflexão da própria prática.
TRABALHO REALIZADO DURANTE O PROJETO:
Primeiro passo: Uma criança deitou-se no papel kraft e outro colega fez o contorno do seu corpo.
Segundo Passo: A professora instigou os educandos à identificarem as partes do corpo.
Terceiro passo: Os alunos reproduziram o desenho no caderno de desenho.
Quarto passo: A professora levou para a sala de aula desenhos de alguns órgãos do corpo humano e questionou, explicando, o que era cada um e qual sua função.
Quinto passo: Os alunos vestiram o desenho com roupas e calçado.
Sexto passo: Os alunos pesquizaram e recortaram de revistas as partes do rosto humano, colando-as no desenho e depois montando no caderno finalizando, assim, o trabalho da semana, entre outras atividades.
Dez atividades Juninas gratuitas
Há 4 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário