quarta-feira, 9 de junho de 2010

Projeto: Acopa do mundo é nossa

JUSTIFICATIVA: Em ano de Copa torna-se impossível desenvolver projetos e/ou seqüências de atividades que fujam do assunto. Em nosso país o futebol mobiliza: o brasileiro para, vibra, debate e chora.
Levando em consideração que a pedagogia de projetos parte dos interesses e necessidades dos alunos, a Copa do Mundo, sem dúvidas, é um tema rico em possibilidades. Devemos aproveitar toda essa mobilização para dar mais sentido às aulas, trabalhando de forma interdisciplinar e abordando temas atuais e transversais como: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, o que permitirá que as crianças descubram diferentes culturas, conheçam várias etnias, valorizando-as e respeitando-as.
OBJETIVOS:
•Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
•Estimular a pesquisa, fazendo com que os alunos busquem curiosidades e informações sobre os países participantes da Copa.
•Identificar as regras disciplinares que envolvem a organização do time e comparar com as regras do dia a dia, na escola e Sociedade.
•Desenvolver o senso crítico em busca de soluções a curto e longo prazo, usufruindo da competição para promover reflexões, interpretações e argumentações.
•Explorar diferentes meios de comunicação, levando jornais, revistas, músicas, filmes, noticiários e Internet para sala de aula.
•Aproveitar a oportunidade para que as crianças lidem com a frustração – o ganhar e o perder, encarando como fato natural. Muitas vezes aprendemos mais com as derrotas do que com as vitórias.
•Valorizar o espírito de equipe nas atividades propostas.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
•Dialogar sobre a copa: O que é? Que esporte pratica-se na copa? Como é um jogo de futebol? Para que país nós torcemos? Que cores representam nosso país?
•Atividade no pátio: jogo de futebol, chute a bola dentro de uma caixa, por exemplo, chutar para a direita, chutar para a esquerda, chutar para frente. Desenvolver a lateralidade e a coordenação ampla.
•Cores: trabalhar com as cores da bandeira do Brasil e/ou da África do Sul. Atividades possíveis: quebra-cabeça, pintura com diferentes materiais, montagem das partes da bandeira, colagem de papel rasgado ou bolinhas de papel, misturar as cores e observar o que acontece, como por exemplo, o azul + o amarelo = verde (música das cores do Barney e da Xuxa).
•Formas geométricas: montar a bandeira do Brasil com as formas geométricas.
•Usar o globo terrestre para localizar o nosso país e o país sede da copa.
•Trabalhar com mapas.
•Culinária: preparar na cozinha uma receita típica. (pode ser de outros países, assim, desenvolve-se a diversidade cultural).
•Confecção de um campo de futebol: pode-se aproveitar a caixa de areia da escola e brincar com jogo de botões. Pode-se confeccionar os jogadores de tampinhas de garrafa pintadas com as cores de diversos países.
•Montagem de jogo da memória com bandeiras dos países que participam da copa.
•Recorte de torcedores da copa. Pedir para os pais enviarem diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz, triste, gritando).
•Murais ou painéis com recortes de jornais e revistas sobre a copa.
•Visita a um campo de futebol: ver como é, tem pintura? Como é a goleira? E as arquibancadas? Tem banco de resevas?
•Reproduzir o campo de futebol em uma maquete.
•Trabalhar com a letra B e a palavra BRASIL.
•Inglês: trabalhar a palavra BALL (bola).
•Sugestão de site:
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/search/label/Projeto%20Copa%20do%20Mundo

É urgente colocar sentimento e esperança, ousadia e inovação, entusiasmo e paixão no ato de educar. Por isso, basta usar a criatividade e esta semana, baseado no projeto A Copa do Mundo é Nossa, envolverá a comunidade, desenvolvendo a construção de conhecimentos pautados na vida real.
Nos projetos, os professores e alunos interagem na organização dos conhecimentos, eles aprendem juntos. Os alunos situam-se diante da informação a partir de suas próprias possibilidades e recursos. O aluno descobre que não se aprende somente na escola, que o professor não é dono da verdade absoluta e que aprender pode ser muito divertido.

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”
(Paulo Freire)

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