sexta-feira, 9 de abril de 2010

Projeto Livro: um alimento para a alma. (18/04: dia nacional do livro infantil).

JUSTIFICATIVA: Devido à proximidade do dia nacional do livro infantil, comemorado no dia 18 de abril, aproveitaremos para trabalhar um tema de grande afinidade com nossas crianças, o mundo encantado das histórias. Para tanto, mergulharemos no mundo da fantasia, trazendo-o para a sala de aula e buscando nele amparo para desenvolver atividades que levem o educando a construir seus conhecimentos, valorizando a troca de conhecimentos e o diálogo.
Na educação infantil deve-se contar histórias diariamente. Estas podem ser conhecidas ou novas, dependendo do interesse da turma, sendo que o número de repetições é ilimitado. A escolha das histórias deve ser feita entre os livros de pouco texto, linguagem simples e com ilustrações grandes e sugestivas, atendendo às diferentes necessidades da turma. Exemplo: A professora sabe, por informações dos pais, que uma das crianças do grupo tem problemas de alimentação; ela, então, poderá contar uma história do coelhinho manhoso, João e Maria.
A professora poderá contar a história dentro da sala ou no pátio. Quanto à arrumação, as crianças deverão ficar de frente para a professora de modo que todas vejam perfeitamente o livro, a professora dramatizando a história ou o material que está sendo usado.
A professora precisa conhecer bem o texto da história porque ela não deve ler, mas sim, contar; e contar com linguagem simples, ao alcance do grupo que a ouve.
A história deve ser contada com o auxílio do material (livro, desenhos no quadro negro, fantoches, gravuras, figuras dos personagens recortadas em cartolina, teatros de sombra e de vara, etc.) porque a criança de jardim precisa de algo concreto para poder seguir a sequência do que lhe está sendo contado.Durante a história a professora pode, de vez em quando, solicitar a cooperação da criança - por exemplo: “... e agora, diz ela virando a página e mostrando às crianças; Olhem quem vem falar com o cãozinho... isso mesmo o padeiro”.
Este artifício poderá também ser usado quando a professora perceber que houve um momentâneo desinteresse das crianças. Embora a história, para a criança, seja sempre apenas recreativa, a professora não deve deixar escapar esta esplêndida oportunidade de aumentar os conhecimentos do grupo por meio de comentários sobre a mesma.
Para isso, a professora, ao escolher a história, deve prever o que de interessante e útil poderá conversar com as crianças.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
•Confeccionar fantoches (livro ou personagens), de dedoches e máscaras;
•Contar, criar, recriar histórias junto com os educandos;
•Buscar atividades que se relacionem com as histórias contadas. Ex. Com a história “Branca de neve e os sete anões” pode ser trabalhado tamanho, números, quantidades, etc. com a história “Chapeuzinho vermelho” pode ser trabalhado cores, receitas de doces (quantidades), elaborar um livro de receitas da turma, o bem e o mal, etc.
•0 a 3 anos:
Pegue algumas marionetes ou então faça suas próprias usando meias velhas, cola e restos de tecido. Deixe a criança representar uma cena simples ou conversação na história. Dê a ela autonomia total na representação do seu papel, mas ajude-a a usar linguagem e expressões corretas, fazendo perguntas simples tais como, “Por que você está apontando para cima?”
Coloque o livro sobre uma mesa e improvise um jogo da memória. Peça para ela olhar uma ilustração e então para fechar seus olhos. Pergunte então de quantos objetos ou cores da ilustração ela é capaz de lembrar.
•Acima de 3 anos e 4 anos:
Brinque com ela de "Quem sou eu?". Primeiro leia um livro. Depois, crie um enigma baseado nos objetos e personagens do livro. Por exemplo, imagine que exista no conto um personagem com características como estas que você passaria para ela; "Eu sou um menino. Eu gosto de ajudar as pessoas. Tenho o cabelo ruivo e uma camisa vermelha. Quem sou eu?" Depois de apresentar alguns enigmas, peça para criar alguns personagens ele mesmo.
À medida que você lê a história, escolha um objeto ou pessoa que aparece com frequência ao longo da trama, e peça que fique prestando a atenção a estes detalhes durante todo o tempo. Peça para depois imaginar como a história seria diferente se estes objetos ou pessoas não estivessem no conto.
•5 e 6 anos
Crie seu próprio livro de gravuras com as cenas de uma recente viagem de férias, festa de aniversário ou passeio na praia. Pergunte então a sua criança o que o livro significa. Juntos selecione fotografias para ilustrar melhor a história.
Peça a sua criança para lhe dizer o que cada página do livro faz ela sentir quando a vê e porquê. Peça a ela para refletir e analisar como as cores, os personagens, o enredo, a sequência, ou outros elementos ajudam no rumo que a história toma.

CONFECÇÃO DE LIVROS:Turma pré-escola.




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