sexta-feira, 9 de abril de 2010

Projeto Eu, Minha Família e Minha Escola

JUSTIFICATIVA: Este projeto tem por objetivo promover a interação escola/família, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola. Considerando o período de adaptação decorrente na escola e que, tanto as crianças, quanto a escola e a família estão se conhecendo, este tema será desenvolvido a fim de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos.
OBJETIVOS:
•Reconhecer-se como ser único e distinto, porém participante ativo de uma família e de uma sociedade;
•Identificar os elementos integrantes da família, a fim de desenvolver o sentimento de ternura, gratidão e respeito;
•Estabelecer uma relação com a sociedade;
•Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
•Diálogos e debates: Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? O que quero para o meu futuro?
•Confecção de bonecos, representando o EU.
•Ficha de acompanhamento de peso e altura.
•Confecção de álbum de vida representando momentos marcantes da vida, com experiências na escola (caso tenha) e na família.
•Filmes representando família (sugestão: A família do futuro)
•Árvore genealógica.
•Elaborar entrevistas com uma pessoa da família, como por exemplo: Qual seu nome? Qual sua profissão? Qual sua comida preferida? Qual sua música preferida? Que cor você mais gosta? (Pode ser como tarefa no caderno de tema).
•Trazer roupas do papai ou da mamãe e representá-los.
•Atividades que representem a casa como desenho no caderno, por exemplo. Pode-se usar formas geométricas.
•Diálogo sobre a casa de cada um: Como é? Quantas portas têm? Quantas janelas têm? Quantos cômodos? Como é o pátio? Tem calçada? E jardim?
•Confecção de uma pequena maquete da sua casa, com o auxílio dos pais, utilizando material reciclável. (Tarefa para casa, promovendo a interação com os pais.)
•Passeio pelas dependências da escola, apresentando os profissionais e suas funções.
•Cuidados com o ambiente escolar (cuidados com o patrimônio e com a higiene local).
•Apresentação da escola pela direção aos alunos.
•Atividades que envolvam desenho, pintura, recorte, colagem, música, expressão, histórias, etc.
•Exposição de trabalhos feitos pelas crianças.
AVALIAÇÃO: O presente projeto terá como modelo avaliatório, a avaliação contínua e sistemática de todas as atividades desenvolvidas, sendo considerado satisfatório se o educando envolver-se nas atividades e através das mesmas demonstrar a compreensão do conteúdo proposto. Para tanto as atividades serão utilizadas para suporte da avaliação, bem como a expressão oral dos alunos e todas suas manifestações. Com base em Vasconcellos “a avaliação deverá produzir uma mudança de atitude do aluno em relação à matéria e do professor em relação aos alunos”. Frente a esta afirmação, as avaliações servirão como retomadas para uma reflexão contínua sobre o trabalho feito, a necessidade de uma retomada ou o êxito das intervenções. A avaliação nada mais é do que um processo de investigação, intimamente vinculado à pesquisa e à reflexão sobre a prática.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo. Libertad. 1995.

TRABALHOS REALIZADOS PELAS CRIANÇAS COM O AUXÍLO DOS PAIS A PARTIR DE MATERIAL DE SUCATA:








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