sexta-feira, 9 de abril de 2010

Projeto Higiene é saúde. (07/04: dia mundial da saúde).

JUSTIFICATIVA: A escola é um espaço educativo e formador. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de higiene a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece.
OBJETIVO: Promover e manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
•Contato com diversos tipos de textos referentes ao tema como: poemas, textos informativos, parlendas, advinhas, quadrinhas e histórias;
•Cruzadinhas, labirintos e caça-palavras;
•Contação de histórias com fantoches;
•Jogo da memória e bingo com rótulos;
•Cartazes ou murais com rótulos e/ou recortes de encartes;
•Atividades de classificação com rótulos de material de higiene e limpeza;
•Atividades de escrita, letra inicial, final, quantas letras;
•Atividades com as letras do alfabeto e números;
•Sequência numérica e de quantidade;
•Atividades com tintas, modelagem, recorte e colagem, dobraduras;
•Atividades de mercadinho, utilizando dinheiro de brincadeira. (compra e venda);
•Músicas;
•Inglês: palavras dos produtos de higiene como: bath (banho), hairbrush (escova de cabelo), tooth (escova de dente), outras.
Sugestão: Dictated Drawing (ditado de desenho).
A criança deve desenhar o que a professora pede. Para tanto, precisa identificar o que é pedido. Podem ser usados fichas com recortes de encartes ou embalagens.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante todo o decorrer do projeto através de observações, anotações pela professora, pelas conversas e questionamentos na hora da rodinha será possível verificar se houve êxito nos objetivos e também através da resolução das atividades propostas.

Um comentário: