terça-feira, 8 de junho de 2010

Projeto: Gripe A? Nem pensar!

JUSTIFICATIVA: Atualmente, os meios de comunicação têm divulgado notícias sobre a nova gripe, inicialmente chamada de gripe suína e agora denominada gripe A. Vale lembrar que as crianças estão em contato com diferentes informações vinculadas pela mídia, interpretam e criam representações a partir delas. Torna-se função da escola contribuir para que as crianças possam compreender a realidade em que vivem. A sequência didática a seguir sugere uma discussão sobre as diversas formas de propagação de doenças a fim de esclarecer porque a gripe A exige medidas mais rigorosas. As epidemias acontecem quando há um rápido aumento no número de casos de contaminação em um curto período de tempo. As principais formas de se contrair uma doença infecciosa são por meio do ar, ingestão de água ou alimentos contaminados e contato direto com algum animal infectado. A dengue é um tema interessante para se iniciar uma conversa sobre formas de contágio. Com isso, os alunos podem também comparar a prevenção de diversas doenças e estabelecer relações entre elas, como agente causador da enfermidade e formas de contágio.
OBJETIVOS:
•Compreender algumas formas de propagação de doenças.
•Discutir atitudes para evitar uma epidemia.
•Conhecer a existência de microrganismos como vírus, bactérias e protozoários.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
•Inicie a atividade da aula investigando o que seus alunos conhecem sobre doenças infecciosas.
•Registre as doenças, pois irá ajudá-la em discussões e comparações futuras. Informe aos alunos que essas são as doenças que costumam causar a contaminação de um grande número de pessoas e que geralmente são as principais causas de epidemias.
•Roda de conversas:
Faça perguntas como: É comum várias pessoas ficarem doentes no mesmo período de tempo? Por que isso acontece? Vocês conhecem algumas formas de proliferação de doenças? A dengue, por exemplo, como ela se espalha na população? A partir dessa conversa inicial, é possível perceber se seus alunos conhecem algumas formas de contaminação e se sabem que os microrganismos são os principais causadores de doenças. Você pode voltar à lista inicial para investigar que conhecimentos a turma tem sobre as formas de contaminação dessas enfermidades. Para estimular os alunos, procure fazer perguntas provocativas: Como é possível evitar essas doenças? Por que essa nova gripe se espalha com mais facilidade entre as pessoas? Que hábitos devemos evitar para não contraí-la?
•Trazer panfletos de divulgação e campanha ou matérias de jornal para análise em sala de aula é uma estratégia que pode ajudá-lo a apresentar ou aprofundar essa discussão.
•Faça uma relação entre algumas doenças contagiosas que as crianças já conhecem: Gripe comum, Gripe H1N1 e Dengue.
•É importante esclarecer que, para algumas dessas doenças, e também para muitas outras, existem vacinas, isto é, são passíveis de prevenção. As vacinas associadas às medidas de profilaxia são a maneira mais eficiente de evitar a contaminação.
•Discuta com os alunos as formas de prevenção. No caso da gripe A, evitar o contato com pessoas infectadas e lavar bem as mãos são boas maneiras de escapar da doença. Ao espirrar ou tossir, uma pessoa espalha no ambiente milhares de gotículas de saliva e cada uma delas pode conter muitos vírus Influenza, causadores da gripe. Algumas dessas gotículas podem contaminar uma pessoa saudável ao serem levadas pelo ar para as vias respiratórias.
•Construa com os alunos pequenos cartazes: as formas de contágio e como se prevenir.
•Explore desenhos, vídeos e músicas.
•Algumas experiências legais:
Cultivando bactérias
Objetivo:
Mostrar a existência de micróbios e como eles contaminam o meio de cultura.
Material:
para o meio de cultura:
1 pacote de gelatina incolor
1 xícara de caldo de carne
1 copo de água
Dissolver a gelatina incolor na água, conforme instruções do pacote. Misturar ao caldo de carne
para a experiência:
Duas placas de petri (ou duas tampas de margarina ou dois potinhos rasos), com o meio de cultura cobrindo o fundo.
Cotonetes
Filme plástico
Etiquetas adesivas
Caneta
Procedimento
Os alunos passam o cotonete no chão ou entre os dentes, ou ainda entre os dedos dos pés (de preferência depois de eles ficarem por um bom tempo fechados dentro dos tênis!). Há ainda outras opções, como usar um dedo sujo ou uma nota de 1 real. O cotonete é esfregado levemente sobre o meio de cultura para contaminá-lo. Tampe as placas de petri ou envolva as tampas de margarina com filme plástico. Marque nas etiquetas adesivas que tipo de contaminação foi feita. Depois de três dias, observe as alterações.
Explicação
Ao encontrar um ambiente capaz de fornecer nutrientes e condições para o desenvolvimento, os microorganismos se instalam e aparecem. Esse ambiente pode ser alimentos mal-embalados ou guardados em local inadequado. O mesmo acontece com o nosso organismo: sem as medidas básicas de higiene, ele torna-se um excelente anfitrião para bactérias e fungos.
Pega-pega contra os germes
Objetivo
Analisar o funcionamento do sistema imunológico, como o corpo se cura e como as doenças ocorrem.
Material (para 30 alunos)
10 cartões retangulares brancos representando os anticorpos
15 cartões retangulares coloridos representando os antígenos (microorganismos invasores)
5 cartões coloridos com formatos diferentes dos anteriores
Observação
Você pode trabalhar com doenças causadas por vírus e/ou bactérias.
Procedimento
Distribua os cartões entre os alunos. Os que estão com cartões brancos procuram os colegas que estão com cartões coloridos. Cada aluno dono de cartão branco pode encontrar somente um aluno de cartão colorido. Depois que os pares são formados, pare a brincadeira e converse com os alunos sobre a simulação do sistema imunológico que acabaram de fazer.
Explicação
Os cartões brancos representam os anticorpos, que têm a função de combater os diversos antígenos, causadores de doenças. Para cada antígeno existe um anticorpo. Quando o aluno com cartão branco encontra o colega com cartão colorido do mesmo formato, representa a vitória do corpo sobre o germe.
Mas, quando o par é formado por cartões com formatos diferentes, está representado que o organismo não conseguiu produzir o anticorpo necessário ou não produziu em quantidade suficiente para combater aquela doença.
Estragando o mingau
Objetivo
Perceber a necessidade de guardar bem os alimentos para que eles não se contaminem.
Material
5 copinhos de café numerados
1 saco plástico ou filme plástico
2 colheres de amido de milho ou outro tipo de farinha
1 colher de óleo
1 colher de sopa
1 panela pequena
1 copo de vidro
1 colher de vinagre
água
Procedimento
Prepare o mingau com o amido de milho e um copo de água. Misture bem e leve ao fogo até engrossar. Coloque o mingau ainda quente até a metade dos copinhos. Deixe o copo 1 aberto, em cima da pia do laboratório. Cubra o 2 com o filme plástico, vede-o, e deixe-o também sobre a pia. O 3 é completado com óleo e o 4, com vinagre. O 5 é colocado na geladeira, sem cobertura. Observe com a turma em qual mingau apareceram as primeiras alterações. Depois de uma semana, peça a todos para descrever a aparência de cada copo e fazer desenhos coloridos, seguindo o que viram nos copinhos.
Explicação
A temperatura alta, usada no cozimento do mingau, matou os microorganismos. Já o calor que ultrapassa os 30 graus Celsius deixa o ambiente propício para a proliferação de micróbios, que se depositam no mingau deixado ao ar livre.
Observe o que acontece com cada copo de mingau.

1. É o que apresenta mais alteração, pois ficou na temperatura ambiente e sem proteção, exposto aos microorganismos. 2. Está menos estragado que o primeiro, porque o filme plástico impede que os micróbios se depositem sobre ele. 3. O óleo funciona como cobertura ou embalagem, impedindo qualquer contato com o ar e, por conseqüência, com os micróbios. 4. A acidez do vinagre impede o aparecimento de microorganismos (é o princípio de preparação de algumas conservas). 5. As baixas temperaturas são as que mais retardam o aparecimento de fungos, por isso a geladeira é o melhor lugar para conservar alimentos.
•Sugiro visitar os sites:
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-ensinar-microbiologia-426117.shtml
http://www.youtube.com/watch?v=LiqAPwlgXIk&feature=fvw
http://www.youtube.com/watch?v=9eT3xYCxJKg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=qhq8EVezYRI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=1jeIFHmFkn8&feature=related
Entre outros.

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