terça-feira, 8 de junho de 2010

Projeto: Meio ambiente: fauna e flora

JUSTIFICATIVA: Devido a aproximação do dia mundial do meio ambiente, este tema será trabalhado com o objetivo de conscientizar-nos da importância do mesmo para nossas vidas, valorizando os cuidados com o meio ambiente, sendo este, composto por seres vivos como os animais e as plantas, refletindo sobre a relevância do reaproveitamento de materiais reciclados a partir da confecção de muitas coisas úteis para nosso dia a dia, incluindo até o divertimento na elaboração de brinquedos a partir destes materiais.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
•Diálogo sobre o meio ambiente: O que é meio ambiente? Que plantas conhecemos? Que animais conhecemos? Como podemos cuidar deles?
•Partes das plantas: Quais são?
•Confeccionar cartaz com uma árvore, por exemplo, em papel pardo (trabalho coletivo) ou folha de ofício (trabalho individual) e colar materiais naturais como folhas, galhos e raízes.
•Culinária: O que a natureza nos oferece? Fazer uma salada de frutas e/ou chás.
•Brincar com a terra: explorar textura, modelar argila, fazer desenhos com areia, etc.
•Plantar uma muda de flor, árvore ou sementes em garrafas pet’s. Confeccionar hortinhas.
Como fazer uma horta com garrafas pet

Material necessário:
3 garrafas PET vazias
3 suportes para floreira
1,2 quilos de terra
800 gramas de adubo
1 quilo de areia
Sementes de salsinha e cebolinha
Água
Estilete
Tesoura
12 parafusos com bucha
Pá e rastelo
Como fazer:
1. Corte as garrafas com o estilete, faça uma abertura de 13 por 20 centímetros nas três garrafas. Duas delas, que servirão de jardineiras, devem ser furadas na parte de baixo para que a água escorra (foto). A terceira garrafa terá a função de armazenar a água excedente da rega.

2. Prepare a terra: Misture três partes de terra com duas de esterco de gado bem curtido, que não tem cheiro como o de galinha. Coloque a terra em duas garrafas, plante as sementes e regue.
3. Evite a água parada: Coloque areia na terceira garrafa, que funcionará como prato. Assim, você impede que surjam na água focos de mosquito da dengue.
4. Pendure a horta: Escolha uma parede em que bata bastante sol e fixe os suportes, deixando 20 centímetros de espaço entre um e outro. Pendure as jardineiras a uma altura que permita às crianças ver as plantas.
Outra opção:

Se você preferir, pode montar sua hortinha utilizando outros modelos de suporte.
No mercado existem vários tipos. Outra opção é pendurar as garrafas com cordas finas, que são mais baratas. Para deixar os vasos ainda mais bonitos, pinte-os com tinta acrílica, como o da foto ao lado.
Outra dica interessante da Gilda Lima, lá do Multiply, é que se pode plantar pimentões, a partir das sementes que descascamos! Eu aqui, planto tomates e vou tentar plantar nesses vasinhos estilosos também! Abriu a geladeira e o tempero acabou ou está murcho? Não tem problema, vamos pegar lá na horta da varanda!
Fonte: http://novaescola.abril.com.br
•Cores: montar painéis de flores coloridas, naturais ou em papel coloridas com materiais diversos como: cola colorida, papel picado, bolinhas de papel, giz de cera, tinta, ...
•Animais: modelar bichinhos com massinha de modelar e/ou argila.
•Levar um ou mais bichinhos para a escola. Pode-se criar o dia do bichinho, onde cada criança poderá trazer seu bichinho de estimação, previamente combinado com pais e responsáveis, de forma organizada, a fim de manter o bem estar dos animais.
•Explorar texturas com desenhos de animais, como por exemplo, colar algodão no desenho de uma ovelha ou lã no desenho de um cachorro.
•Relacionar animais com seu habitat. Pode ser com atividades de ligar.
•Solicitar que as crianças tragam animais de brinquedo e explorar quantidades, tamanhos, cores...
•Confeccionar vaquinha com rolha de garrafa de vinho e palitos de dentes.
•Músicas: Imitando os animais, A pulga e o percevejo, Sou um jacaré, O sapo não lava o pé, etc.
•Histórias: Dona baratinha, três porquinhos, O patinho feio, etc.
•Inglês: nomes de animais como, DOG, CAT, LION, RABBIT, etc.
•Atividades no pátio: coelho sai da toca, cada macaco no seu galho, etc.
•Explorar a reciclagem, debatendo sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e do reaproveitamento da produção de lixo.
SUGESTÕES DE RECICLAGEM:
Jogos e Brinquedos - Materiais Reciclados
Material: latas e tampas
Objetivos:
•Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motor, percepção tátil, visual e auditiva.
•Promover a socialização e alegria.
Interdisciplinaridades possíveis: Linguagem, Arte, Movimento, Matemática, Música.
Conteúdos indicados: geometria, trajetória, força, volume, espaço geográfico, corpo humano, equilíbrio, esquema corporal, memória, noção temporal, noção de lateralidade.
Valores e Atitudes Possíveis: Atenção, concentração, persistência, paciência, autocontrole, autoconfiança, respeito às regras, respeito as diferenças, prudência, consciência corporal, espírito de equipe.
Atividades:
1 – Boliche: Os educandos com a ajuda da professora fazem montes de latas, recebem uma bola e de um determinado local tentam acertar e derrubar a pilha de latas rolando a bola.
2 – Estafetas de bastões e latas: Os alunos em fila, o primeiro com dois bastões e uma lata, um em casa mão para empurrar a lata que está no chão, devendo levá-los a um ponto predeterminado. Após ter ido e voltado, entrega ao segundo da fila, continuando o jogo até que todos tenham participado, a coluna que terminar primeiro vence.
3 – Estafetas de encher latas: O professor previamente colocará em uma das extremidades do espaço uma lata vazia para casa grupo de participantes. Todas as latas deverão ser idênticas. No meio do espaço, colocará um balde contendo água até sua metade (ou vários). Os participantes estarão divididos em grupos. Cada grupo formará uma coluna, correrá até o balde e encherá o sua lata pequena, correndo até a lata que está vazia, despejando a água sem usar a outra mão (a que não segura o copo).feito isso, voltará para sua coluna. Ao passar por seu colega, deverá tocá-lo e este partirá, repetindo as atitudes do anterior. Vencerá a equipe que terminar primeiro.
4 – Lata Barulhenta: A uma distancia de da linha de saída coloca-se três cadeiras, uma distante da outra. Ao sinal do professor, a primeira criança da fila sai chutando a lata com os pés, passa-a por trás da primeira cadeira, passa por baixo da segunda cadeira e dá uma volta na terceira cadeira, voltando pelo mesmo percurso até a linha de saída conduzindo a lata e entregando ao amigo da fila.
5 - Pé de lata: A professora fará dois furos no fundo de duas latas de tamanhos iguais e prenderá o barbante, de modo que dê altura aos braços da criança. O aluno terá que se equilibrar sobre as latas e cumprir um percurso.
6 – Ache o par:
A) percepção tátil: o professor confeccionará pares de latas com diferentes texturas e da mesma cor, os alunos deverão encontrar o par correto por meio do tátil.
B) percepção auditiva: o professor confeccionará pares de latas com diferentes sons e da mesma cor, os alunos deverão encontrar o par correto distinguindo o som.
7 – A boneca de lata:
A)Primeiro dançar a música fazendo os movimentos pedidos.
B)Incentivar as crianças a construírem sua própria boneca. (esquema: cabeça: lata de molho ou atum, corpo: lata de leite ou Nescau, pernas e braços barbante e lã para os cabelos)
8 – Escravos de Jô: Ao som da música as crianças terão que por ou tirar o pé de cima da lata.
9 – Percurso: As crianças terão que andar por um percurso feito com a latas e ao comando da professora irão para frente, para trás, pulando, engatinhando, sem encostar nas latas.
10 - Derruba latas: Sobre uma mesa estarão latas vazias de refrigerante formando uma pirâmide. Terá uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante recebe três bolinhas, para fazer três tentativas. Será anotado o número de latas derrubadas em cada tentativa.
11 - Acerte as tampinhas nas latas da mesma cor: Arruma-se as latas no chão com pelo menos um palmo de distância entre elas. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante terá várias tampinhas para fazer tentativas. Vence quem acertar mais tampinhas dentro das latas da mesma cor das tampinhas.
12 – Agrupamento: As crianças terão que verificar quantos grupos de tampinhas da cor de seu time poderão ser agrupadas, de forma que facilite a sua contagem.
13 – Quebra-cabeça: O professor confeccionará um quebra cabeça com figura do corpo humano, os alunos montarão a figura empilhando as latas.
14 – Jogo da memória: O professor confeccionará o jogo com tampas de latas e os alunos brincarão encontrando o par.
15 – Pegar a bola: O aluno deverá pegar a bola com a lata, que o professor jogará sempre de maneira diferente, ora de um lado, ora de outro, levando o aluno a ter movimentos diferentes.
13 – Bandinha: Cada grupo terá que formar uma banda e apresentar música com ritmos, com instrumentos que confeccionaram anteriormente (chocalhos com diferentes tipos de grãos dentro, pandeiro, latas como tambor, bateria, bumbo com lata de tinta e uma baqueta grande, xilofone com várias latas cada uma com uma quantidade de água, pratos com tampas de panela).
A partir de 1 ano:
1 – Empilhar latas: Os alunos deverão empilhar diferentes latas testando as diversas possibilidades.
2 – Faz de conta: O professor confeccionará com latas para os alunos: Mesa, cadeira, armário, sofá e carrinhos que enriquecerão o jogo de faz de conta.
OUTRAS IDEIAS:
ESTOJO ESCOLAR
MATERIAL UTILIZADO:
frasco de detergente (dois)
tesoura
cola
gravuras ou tintas para decorar
MONTAGEM:
1.Retire o rótulo do frasco. Com a tesoura elimine a parte da curvatura
2.Lave muito bem o frasco
3.No outro frasco corte a parte inferior, lave. Esta parte será a tampa do estojo.
4.Encaixe a tampa no estojo.
5.Para decorar: usar tinta, esmalte, guache, adesivo, etc.
PORTA COTONETE / ALGODÃO
MATERIAL UTILIZADO:
dois frascos resistentes de detergente.
Tesoura
MONTAGEM:
1.Retire os rótulos do frasco. Com a tesoura corte a parte inferior de um dos frascos, lave muito bem. Esta parte será a tampa do porta cotonete.
2.No outro frasco corte no tamanho desejado. (um pouco acima do tamanho de um cotonete).
3.Encaixe a tampa no porta cotonete.
4.Decore da forma que desejar.
MOSAICO DE REVISTA
MATERIAL UTILIZADO:
revistas.
cola branca
verniz
uma peça qualquer.
MONTAGEM:
1.Utilize revistas que possuem cores vivas. Rasgue pedaços coloridos das páginas da revista.
2.Passe cola em pequenas áreas da peça e deite sobre ela os pedaços de papéis rasgados. Cuidado para o papel não enrugar, alise a medida que for colando.
3.Deixe secar bem.
4.Dê uma demão de verniz em toda a peça.
BAÚ
MATERIAL UTILIZADO:
Caixas de diferentes tamanhos e formas;
papelão;
papelão ondulado;
cola;
pincel;
tesoura;
lápis;
régua;
Para a decoração: Figuras diversas; fita, retalho de tecido, etc.
MONTAGEM:
1- Com a tesoura, recortar a tampa superior (frente e fundos) nº 1 e 2.
2- Nas tampas laterais, com um lápis ou caneta fazer o formato do baú e recortar nº 3 e 4.
3- Recortar, papelão ondulado para forrar a caixa por dentro e por fora (todos os lados).
4- Passar cola na caixa e colar o papelão ondulado.
5- Dar o acabamento com o enfeite desejado.

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