terça-feira, 8 de junho de 2010

Projeto: Aprendendo com os rótulos

JUSTIFICATIVA: As embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar. Dizem a composição do produto, que cuidados são exigidos para seu funcionamento e manutenção, data de validade, modo de usar e de armazenar o produto... Veiculam textos escritos curtos e utilizam imagens.
Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem utilizados na alfabetização, podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal.
Esta seqüência de trabalho centra-se em atividades de leituras baseadas numa proposta significativa de alfabetização. Visa, com isso, formar leitores e escritores, e não apenas decifradores do sistema.
Para organizar essa seqüência é preciso considerar:
•Os conhecimentos prévios dos alunos. Neste caso, o grau de familiaridade com esse tipo de texto. Ou seja, é preciso saber que conhecimentos os alunos já têm sobre as embalagens. O que imaginam que possa estar escrito e onde podemos encontrá-las.
•Os conhecimentos dos alunos sobre o sistema alfabético. Quais alunos já são capazes de ler e quais são capazes de antecipar o significado de uma mensagem apoiados em recursos como as imagens, por exemplo.- As características concretas do grupo. Como se trata de atividades que os alunos realizarão em grupos, saber o que os alunos já sabem é fundamental para organizar bons agrupamentos.
•As diferenças individuais. Possivelmente há diferenças no grupo em relação ao conhecimento sobre os textos com os quais se trabalhará. Conhecer e levar em conta esse conhecimento é importante para se definir quais resultados de aprendizagem podem ser esperados.
OBJETIVO: Utilizar estratégias de leitura, a fim de reconhecer textos apresentados em rótulos e embalagens, relacionando-os com o cotidiano, buscando no conhecimento prévio relações do texto com o produto.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
•Leve para a classe embalagens e etiquetas que você recortou. Se não for possível, faça reproduções (tire cópias de embalagens para manter as características originais do portador). Tente garantir embalagens e etiquetas de produtos que sejam comuns onde você mora.Isso é importante para que alunos possam antecipar significados. Se o produto não for conhecido esta antecipação ficará prejudicada.
Organize grupos.
Cada grupo recebe uma embalagem ou etiqueta.
As crianças devem identificar qual o produto e o que deve estar escrito.
Entregue a embalagem e peça ao grupo para responder:
Qual é o produto?
Para que ele serve?
O que deve estar escrito na embalagem?
Onde está o nome do produto? (Peça para que apontem).
Quais outras informações devem estar escritas?
Por que existem letras grandes e letras pequenas?
Peça para que colem a embalagem recebida no papel sulfite e apresente para a sala.
Como lição de casa, solicite aos grupos que procurem outras etiquetas e embalagens.
•Vamos achar a embalagem?
Recolha as embalagens trazidas pelos alunos.
Cole-as sobre um papel ou exponha na mesa.
Organize um círculo com os alunos de forma que todos possam ver todas as embalagens. Diga à turma que todos vão participar de um jogo. Você diz o nome de um produto e as crianças devem procurar onde está a embalagem correspondente. Combine algumas atitudes com os alunos. Levantar a mão, por exemplo, quando achar. Se podem ou não levantar do lugar para procurar melhor. Se precisarem de dicas, devem pedi-las.Comece o jogo. Fale o nome do primeiro produto. Você pode também iniciar por dicas: “Serve para escovar o dente”; “ Usamos quando vamos lavar o cabelo”. Chame os alunos para pegar e embalagem. Explore as informações da embalagem. Verifique o prazo de validade e discuta por que essa informação aparece na etiqueta. Leia as informações sobre a composição e armazenamento do produto e todas outras informações importantes que estão na embalagem.
Discuta com os alunos o que pode acontecer com alguém que compra um produto sem ler a embalagem.Orientação: Durante o jogo, vá chamando os alunos. Para aqueles com menos informação dê dicas do tipo “Começa com a mesma letra do seu nome”, “ Tem seis letras”. Lição de casa: peça às crianças que perguntem aos adultos com quem mora se costumam ler as embalagens quando vão comprar algum produto.
•Agrupar as embalagens classificando como produtos de limpeza, higiene e alimentação.
•Agrupar as embalagens pela letra inicial, letra final, número de letras, etc.
•Montar o alfabeto de rótulos.
•Relacionar a letra inicial do rótulo com a letra do nome ou com outras palavras.
•Músicas. Ex.: “a formiguinha”
Fui no mercado comprar café
e a formiguinha subiu no meu pé.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.
Fui no mercado comprar batata roxa
e a formiguinha subiu na minha coxa.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.
Fui no mercado comprar limão
e a formiguinha subiu na minha mão.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário